Onde está o Feitiço Convocar / Aprisionar Rastejador Dimensional ?

Saudações, guardião!

Se você utilizou o livro Chamado de Cthulhu, da editora Terra Incógnita, para preparar o cenário A Assombração para seus jogadores, deve ter percebido uma coisa: O feitiço Convocar / Aprisionar Rastejador Dimensional, citado na aventura, não se encontra no capítulo Um Grimório dos Mitos, nem em nenhum lugar do livro.

Talvez tenha sido uma escolha editorial deixar alguns feitiços do tipo Convocar / Aprisionar de lado, pois eles são bem parecidos. E a página 259 apresenta um quadro que fornece instruções genéricas para esse tipo de feitiço, inclusive cita os Rastejadores Dimensionais. Porém, o feitiço em questão não é encontrado no livro. (O feitiço se encontra na errata, ver nota no final do artigo).

Ao consultar o original em inglês, percebi que o capítulo correspondente possui este feitiço, e também alguns outros do tipo Convocar / Aprisionar  (Summon / Bind, em inglês) que não constam na versão em português(ver errata). Muitos são bem parecidos em termos de jogo, e o que varia geralmente é somente a descrição do que é convocado / aprisionado, ou algum detalhe do ritual de convocação / aprisionamento.

Porém, acredito que pelo feitiço ser mencionado no primeiro cenário do livro, ele mereceria estar presente no grimório. Por esse motivo, segue aqui nesse post a tradução do feitiço Summon / Bind Dimensional Shambler (veja a tradução oficial na errata):

Convocar / Aprisionar Rastejador Dimensional

Um único Rastejador Dimensional gradualmente toma forma a partir do ar. O custo em pontos de magia varia;  para cada ponto de magia sacrificado, aumente a chance de sucesso no lançamento em 10%; um resultado entre 96-00 é sempre uma falha. Cada lançamento deste feitiço custa 1D3 pontos de Sanidade. O feitiço exige uma adaga feita de metal puro como cobre ou ferro. Ligas metálicas como por exemplo latão, não funcionarão. Caso a adaga seja encantada, a chance de sucesso também aumenta em 10% para cada ponto de POD na adaga. Este feitiço pode ser lançado tanto de dia quanto de noite. Uma autoridade no assunto escreveu que os Rastejadores  Dimensionais podem ser mais facilmente confundidos quando estão sob a luz brilhante do sol.

Espero que este artigo tenha ajudado quem não possui o livro da 6a. edição em inglês a se situar em relação ao cenário A Assombração, contido no livro. Caso tenham comentários, sugestões ou criticas, escrevam nos comentários.

Editado: O feitiço em questão encontra-se na errata, publicada no site da Editora Terra Incógnita. Clique aqui para ir para a página da errata, ou então clique aqui para baixar o pdf com os feitiços que faltam. Note que a a tradução oficial está um pouco diferente da minha.

Deixe uma resposta